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Pais , Alunos, Professores … Todos Juntos neste DESAFIO …


Tempo de Exames | Levem o vosso educando a olhar o exame como um desafio onde ele vai mostrar a perícia que adquiriu durante o estudo. No fim, a beleza daquelas ondas poderá encontrar paralelo na nota ansiada. 



Dei por mim a estacionar o carro junto ao mar e a olhar para as ondas que vão e vêm. Estão altas, mas não assustadoras, e ganham um súbita beleza branca ao desfazerem-se numa espuma suave. Este espetáculo fez-me lembrar os testes e os exames, que são os momentos em que o mar, mais ou menos calmo, da vida estudantil se encapela e os nossos jovens se sentem a navegar em águas mais alterosas. Com eles sofrem professores e, especialmente, pais.

Com a aproximação dos exames, aproximam-se as noitadas e as dores de barriga e de cabeça. Se o estudante foi aplicado e organizado ao longo do ano, meio caminho está andado para a ausência dos incómodos sintomas referidos e para o sucesso. O pior é que a maior parte dos nossos jovens faz jus ao velho ditado e só se "lembra de Santa Bárbara quando troveja".

Há, no entanto, alguns conselhos que os professores e os pais podem dar aos jovens para que estes organizem melhor o seu estudo e ele se torne mais produtivo, diminuindo o stress e aumentando a autoconfiança. A preparação deverá começar algumas semanas antes das provas de avaliação. Esse tempo depende do número e tipo das provas e do estudo feito ao longo do ano, bem como das próprias características de cada estudante. Deve ser feito um horário de estudo, de preferência assumido como um compromisso em família e pela família. 

Eis algumas regras a seguir:

- O aluno deve selecionar as horas de estudo de cada dia em função das suas necessidades e tendo em conta as que lhe são mais rentáveis.

- O horário será conhecido por toda a família: o estudante compromete-se a cumpri-lo; a família compromete-se a respeitá-lo, sem pedidos de recados pelo meio ou irmãos mais novos a interromper.

- O aluno deve determinar bem a matéria que precisa de estudar em cada disciplina e distribuí-la pelos dias disponíveis. O último dia será destinado só a revisões.

- Em cada dia, o aluno deve começar pela disciplina de dificuldade média e passar depois às mais difíceis, deixando as mais fáceis para o fim.

- É imprescindível fazer pequenos intervalos ao longo das horas de estudo, para recuperar a capacidade de concentração.

- Antes de começar a estudar cada disciplina, é fundamental que o estudante veja quais são os seus objetivos, que estratégias de estudo vai utilizar e de que materiais vai precisar. No fim, antes de passar a uma nova disciplina, é indispensável fazer uma avaliação do que estudou. Atingiu os seus objetivos? Se tem dúvidas, é necessário definir estratégias para as esclarecer.

O estudo feito em grandes noitadas só contribui para o cansaço e para a diminuição da capacidade de raciocínio. Por isso, pais, sejam firmes, mas amigáveis e encorajadores, em insistir para que o calendário de estudo seja cumprido. Se o filho foi cumpridor, organizou bem o seu estudo, fez as autoavaliações diárias e os resultados foram positivos, nos momentos em que os nervos e o medo o afligem, devem acalmá-lo, levando-o a raciocinar positivamente: ele estudou, verificou que sabe, ele é capaz. Sugiram-lhe que siga esse raciocínio nos testes, se os nervos o assaltarem. O ânimo, a confiança nele, a autoconfiança que ajudarem a desenvolver serão poderosos aliados para o sucesso.

Vejo agora um surfista que desliza sobre as ondas. Para mim, seria morte certa. Para ele é, certamente, um desafio e um prazer. A perícia, essa adquiriu-a nas horas de treino.

 Levem o vosso educando a olhar o exame como um desafio onde ele vai mostrar a perícia que adquiriu durante o estudo. No fim, a beleza daquelas ondas poderá encontrar paralelo na nota ansiada.

Fonte : educare.pt


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