Avançar para o conteúdo principal

A Pequena Orquestra ...





Era uma vez… três instrumentos musicais, que não se davam nada bem. A flauta, a guitarra e o tambor estavam sempre a discutir, para saberem quem era o melhor. 
A flauta dizia que o seu som era o mais doce de todos. A guitarra dizia que era quem fazia as melhores melodias. E o tambor dizia que o melhor ritmo era o dele.
Todos se consideravam os melhores e desprezavam os outros. Por isso, cada um ia tocar a um lugar diferente da sala onde viviam. Porém, o som do tambor perturbava a flauta, a flauta perturbava a guitarra e a guitarra perturbava o tambor.
Ali não havia quem pudesse tocar tranquilamente. Em vez de se executar a música, fazia-se ruído. E, se alguém parava a escutá-los, depressa sentia uma forte dor de cabeça. Acontecia sempre o mesmo. 
Até que um dia, chegou a batuta, para viver com eles. Ao ver o que sucedia, disse-lhes que, se quisessem, ela podia ajudá-los. 
Porém, os três instrumentos estavam convencidos de que ninguém os poderia ajudar. A melhor solução era separarem-se e cada um fosse viver para outro lado. Deste modo, poderiam tocar com gosto, sem ter de suportar o mal que tocavam os restantes. 
A batuta propôs-lhes fazer uma coisa: tocar juntos a mesma canção. Ela ajudá-los-ia a concretizá-lo. Ao princípio, não estavam muito convencidos, mas depois aceitaram. Disse-lhes o que tinha que tocar cada um e depois de um breve ensaio, começou a ouvir-se a canção.
Os três instrumentos olhavam fixamente para a batuta, que lhes indicava, a cada momento, como e quando tinham que tocar. A canção ia soando muito bem. A flauta, a guitarra e o tambor não saíam do seu espanto. Estavam a tocar juntos a mesma canção e estava-lhes a sair bem. Tinham começado a fazer música.
Quando terminaram de tocar, estavam tão contentes pelo acontecido, que se felicitaram. Era a primeira vez que se punham de acordo nalguma coisa. Pediram à batuta que lhes fizesse tocar novamente a mesma canção, e eles estiveram a tocá-la todo o dia, centena de vezes. Todo aquele que passava por ali, ao escutá-los, ficava admirado pelo bem que tocavam.
Unindo-se e pondo em comum o melhor de cada um, tinham conseguido formar uma pequena orquestra. Desde então, dedicaram-se a dar concertos por todas as partes e tornaram-se muito famosos, por tocarem tão bem juntos. 

Navarro, José Real| Era uma vez…


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola no tempo dos nossos Avós

  No tempo do meu avô era costume, quando se chegava à escola logo pela manhã e antes das aulas começarem, cantar-se o hino nacional e também se rezava. O meu avô disse-me ainda que todos os alunos respeitavam a autoridade e a disciplina do professor, caso contrário eram severamente castigados, levando reguadas e castigos físicos. Os pais, apesar de descontentes, não ficavam contra o professor. Nas aulas, enquanto o professor ensinava a matéria os alunos deviam ficar quietos e calados a ouvir, pois as turmas eram muito grandes e se não houvesse silêncio o professor tinha de repetir várias vezes a matéria. Para o meu avô, a parte da escola que ele mais gostava e de que se lembra com mais saudade eram os recreios, onde ele e os amigos faziam muitos jogos, davam corridas, jogavam futebol com uma bola de trapos, brincavam às apanhadas, jogavam ao botão, às escondidas, ao peão, à bilharda e às latinhas, faziam corridas pelas estradas de terra que faziam nas traseiras da escola primária de

Eu queria viver num mundo ...

 Estes  textos  são a prova de que há jovens que querem muito  contribuir para a construção de um Mundo melhor ... Eu queria viver num mundo Eu queria viver num mundo onde a paz fosse o primeiro caminho para a felicidade e respeito por todos. Eu queria viver num mundo em que não houvesse guerras e as pessoas estivessem sempre unidas e orgulhosas pelo mundo grande e rico em amor. Eu queria viver num mundo em que a crise não se instalasse. Eu queria viver num mundo sem roubos onde todos tivessem dinheiro para sustentar os filhos e dar-lhes todas as comodidades. Eu queria viver num mundo em que as pessoas respeitassem as crianças, os idosos, as pessoas de outras raças, de outras crenças. Eu queria viver num mundo em que todos os textos com este tema fossem lidos e nunca esquecidos! Mariana Ribeiro Eu quero viver num mundo … Se eu pudesse escolher, gostava de viver num mundo mais feliz. Onde não houvesse maldade, onde todas as pessoas fossem felizes. Neste mundo que eu sonh

Receita para ser um bom aluno

Ingredientes e quantidades   3Kg de pontualidade 3Kg de assiduidade 10Kg de respeito 7kg de paciência 7 Kg de educação 20 Kg de estudo 10kg de livros 25 kg de regras 20kg de atenção 50kg de bom comportamento 10kg de solidariedade 10kg de amizade   Modo de preparação:        Em primeiro lugar, adicione 3kg de pontualidade com 3kg de assiduidade e misture bem. Junte 10kg de respeito, 7kg de paciência, 7 kg de educação, 20kg de estudo e 10kg de livros e adicione à  outra mistura.      Para esta receita ficar deliciosa, bater à parte 25kg de regras, 20kg de atenção e 50kg de bom comportamento.      Por fim, para dar um toque mágico não esquecer 10kg de solidariedade e 10kg de amizade.      Misturar tudo muito bem, dar uma porção de 100 gr ao aluno todos os dias, e aguarde pelos resultados que irá ter no final de cada período.      No final do ano será um excelente aluno.   Nota: Conservar num lugar fresco.   BOM APETITE Nuno Funico