Avançar para o conteúdo principal

“ Sonhar é Acreditar “ À conversa com Gonçalo Azevedo Silva

Uma atividade promovida pelo Clube de Literacia Social e os alunos do 5º C
“ Sonhar é Acreditar “
À conversa com Gonçalo Azevedo Silva




No dia 6 de fevereiro de 2013, Gonçalo Azevedo Silva visitou a Escola Básica João de Barros, para dar a conhecer o projeto “Gap Year”.

 Foram dadas as boas vindas a este jovem, pelo aluno Duarte Almeida. De seguida, o Gonçalo Azevedo Silva apresentou-se à turma do 5º C e a uma outra turma do 6º ano.
Gonçalo Azevedo Silva através de uma apresentação de powerpoint falou sobre si, sobre os seus gostos e as suas experiências nos últimos tempos.

É um jovem que nasceu em Coimbra, vive em Carregal do Sal, adora ouvir The Beatles e Rui Veloso, os seus passatempos preferidos são: andar de bicicleta, tocar guitarra e ler. Foi Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Carregal do Sal e o seu sonho é construir uma empresa.

Gonçalo Azevedo Silva falou, nomeadamente, do projeto “Gap Year”: seis meses, uma semana e um dia, a percorrer vinte e cinco países em três continentes diferentes, um sonho que se tornou realidade após a proposta de financiamento da Fundação Lapa do Lobo (FLL).

Durante este projeto, Gonçalo acompanhado pelo seu colega e amigo Tiago Marques visitaram vários países não com o intuito de fazer turismo mas sim, de conhecer e contactar com outras culturas, e assim transmitir e publicar as suas experiências aos seus colegas e ao público em geral, incluindo no seu blog.

O Gonçalo e o seu companheiro, durante o percurso da viagem, retiveram momentos grandiosos, como a beleza de Praga, a qualidade de vida da Suécia. Mas também, conheceram momentos menos esplendorosos, como as condições precárias e pobres em que vive a população da Índia, não esquecendo do Nepal, as crianças órfãs, e do Vietname, a guerra.
O Gonçalo Azevedo Silva adorou a viagem, por um lado, pelas histórias de vida que conheceu, e por outro lado, pelo enriquecimento cultural e social, que nunca poderá esquecer.
E no final da sua visita, como reconhecimento do seu mérito foi-lhe atribuída uma medalha e feito um agradecimento pela partilha da sua experiência, pelo aluno Nuno Funico, em nome das turmas presentes.
Gonçalo Pina de Almeida | 5º C | nº 6





Comentários

  1. Gostei muito da reportagem. Muito bem escrito.
    Continua assim.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!!!
    Adorei!!!

    ResponderEliminar
  3. Adorei!!!
    Continoa assim e vais ser um bom escritor!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Escola no tempo dos nossos Avós

  No tempo do meu avô era costume, quando se chegava à escola logo pela manhã e antes das aulas começarem, cantar-se o hino nacional e também se rezava. O meu avô disse-me ainda que todos os alunos respeitavam a autoridade e a disciplina do professor, caso contrário eram severamente castigados, levando reguadas e castigos físicos. Os pais, apesar de descontentes, não ficavam contra o professor. Nas aulas, enquanto o professor ensinava a matéria os alunos deviam ficar quietos e calados a ouvir, pois as turmas eram muito grandes e se não houvesse silêncio o professor tinha de repetir várias vezes a matéria. Para o meu avô, a parte da escola que ele mais gostava e de que se lembra com mais saudade eram os recreios, onde ele e os amigos faziam muitos jogos, davam corridas, jogavam futebol com uma bola de trapos, brincavam às apanhadas, jogavam ao botão, às escondidas, ao peão, à bilharda e às latinhas, faziam corridas pelas estradas de terra que faziam nas traseiras da escola primária de

Eu queria viver num mundo ...

 Estes  textos  são a prova de que há jovens que querem muito  contribuir para a construção de um Mundo melhor ... Eu queria viver num mundo Eu queria viver num mundo onde a paz fosse o primeiro caminho para a felicidade e respeito por todos. Eu queria viver num mundo em que não houvesse guerras e as pessoas estivessem sempre unidas e orgulhosas pelo mundo grande e rico em amor. Eu queria viver num mundo em que a crise não se instalasse. Eu queria viver num mundo sem roubos onde todos tivessem dinheiro para sustentar os filhos e dar-lhes todas as comodidades. Eu queria viver num mundo em que as pessoas respeitassem as crianças, os idosos, as pessoas de outras raças, de outras crenças. Eu queria viver num mundo em que todos os textos com este tema fossem lidos e nunca esquecidos! Mariana Ribeiro Eu quero viver num mundo … Se eu pudesse escolher, gostava de viver num mundo mais feliz. Onde não houvesse maldade, onde todas as pessoas fossem felizes. Neste mundo que eu sonh

Receita para ser um bom aluno

Ingredientes e quantidades   3Kg de pontualidade 3Kg de assiduidade 10Kg de respeito 7kg de paciência 7 Kg de educação 20 Kg de estudo 10kg de livros 25 kg de regras 20kg de atenção 50kg de bom comportamento 10kg de solidariedade 10kg de amizade   Modo de preparação:        Em primeiro lugar, adicione 3kg de pontualidade com 3kg de assiduidade e misture bem. Junte 10kg de respeito, 7kg de paciência, 7 kg de educação, 20kg de estudo e 10kg de livros e adicione à  outra mistura.      Para esta receita ficar deliciosa, bater à parte 25kg de regras, 20kg de atenção e 50kg de bom comportamento.      Por fim, para dar um toque mágico não esquecer 10kg de solidariedade e 10kg de amizade.      Misturar tudo muito bem, dar uma porção de 100 gr ao aluno todos os dias, e aguarde pelos resultados que irá ter no final de cada período.      No final do ano será um excelente aluno.   Nota: Conservar num lugar fresco.   BOM APETITE Nuno Funico