Avançar para o conteúdo principal

À conversa com Pedro Miguel





Há sensivelmente quatro anos e meio, entrei para a Escola Básica João de Barros  e conheci os colegas que me acompanhariam no decurso dos dois anos seguintes. Passámos bons e maus momentos juntos, desenvolvemos projetos interessantíssimos e fortalecemos os nossos laços de amizade. Infelizmente, o tempo voou e, mais cedo do que esperava, tive de me separar da escola e dos meus amigos. A verdade é que continuo a contactar com muitos deles, mas a despedida não deixou de ser um momento algo triste.
A convite da Professora Olga, que me havia ensinado Língua Portuguesa nesses dois maravilhosos anos, regressei, no dia 20 de Fevereiro de 2013, à “Amarelinha”.
Apesar de ter envelhecido alguns anos e crescido mais uns palmos, continuava, no fundo, o mesmo rapaz que, na festa de final de ano de 2010, se despedira, emocionado, dos seus colegas e professores.
         Aproximei-me, um pouco nervoso, do portão, onde já estavam todos à minha espera. Ainda habituado a entrar como aluno, fiquei surpreendido ao verificar que me encaminhavam para a entrada principal. Não esperava as honras com que fui recebido! Conversei, por breves instantes, com as auxiliares que ali se encontravam, enquanto aguardava, ansiosamente, a vinda da Professora Olga, que surgiu poucos segundos depois. Cumprimentámo-nos efusivamente e pusemos a conversa em dia.
         Não havia, no entanto, tempo a perder! Não podíamos esquecer o propósito da visita: debater, com os alunos do Clube de Literacia Social, os temas da segurança na internet e do blog “A Nossa Galeria”. Dirigimo-nos então rapidamente para a Sala 7, onde assistira, em tempos, a inúmeras aulas. Dispus, ainda assim, de uns instantes para relembrar a minha antiga escola – tudo parecia, agora que frequentava o liceu Alves Martins, mais pequeno do que me recordava!
         Pouco depois, encontrava-me, enfim, novamente numa sala de aula da escola. Lembrei-me, de imediato, da apresentação sobre segurança na internet “Gui.net, o Guardião da Internet”, mas uma coisa tinha mudado desde então: em vez de ocupar o lugar de aluno, era agora o convidado, fitado com curiosidade pelos rostos dos estudantes!
Após me terem sido dirigidas algumas palavras por um aluno, comecei por apresentar um PowerPoint alusivo ao tema. Muitos já tinham consciência da importância de navegar na internet de forma segura, e já sabiam da existência dos vírus, do spyware e de uma série de regras essenciais de segurança, mas não deixou de ser, na minha opinião, uma atividade enriquecedora para todos; os alunos foram sensibilizados para a necessidade de se protegerem online, passando a conhecer as principais ameaças e as medidas preventivas que devem sempre tomar.
Esclarecidas algumas dúvidas acerca da apresentação, incluindo uma de uma “aluna” especial, seguiu-se um debate, devidamente organizado, sobre a segurança na internet. Foram colocadas algumas questões, que prontamente se discutiram e responderam.
         Falámos do processo de criação do blog “A Nossa Galeria” e dos problemas que tivemos de enfrentar e, a pedido de uns alunos, que já se impacientavam, tendo em conta que a campainha não tardaria a tocar, visitámos o antigo site do Gui.net e entoámos o seu “Rap”. A melodia fica nos ouvidos: “Gui.net, Gui.net, o guardião da internet!...”.
         A campainha soou logo de seguida, anunciando a hora da saída. Os jovens abandonaram a sala em fila indiana, com um friozinho na barriga porque se aproximava um teste. Eu e a Professora também estávamos com pressa, pelo que nos despedimos, mas não sem antes me ser lançado outro desafio: o de voltar, em breve, para ensinar os membros do Clube a criar um blog – e, como sempre, aceitei de bom grado!
         Em suma, esta visita foi bastante positiva para mim e acredito que também o tenha sido para todos os que participaram na atividade. Foi-me possível recordar a escola, revisitar os seus recantos, percorrer os seus corredores e sentir o seu cheiro característico; e, claro, tive a oportunidade de reencontrar professores e funcionários, além de conhecer, é claro, um grupo fantástico de Jovens responsáveis e inteligentes!

Pedro Miguel

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola no tempo dos nossos Avós

  No tempo do meu avô era costume, quando se chegava à escola logo pela manhã e antes das aulas começarem, cantar-se o hino nacional e também se rezava. O meu avô disse-me ainda que todos os alunos respeitavam a autoridade e a disciplina do professor, caso contrário eram severamente castigados, levando reguadas e castigos físicos. Os pais, apesar de descontentes, não ficavam contra o professor. Nas aulas, enquanto o professor ensinava a matéria os alunos deviam ficar quietos e calados a ouvir, pois as turmas eram muito grandes e se não houvesse silêncio o professor tinha de repetir várias vezes a matéria. Para o meu avô, a parte da escola que ele mais gostava e de que se lembra com mais saudade eram os recreios, onde ele e os amigos faziam muitos jogos, davam corridas, jogavam futebol com uma bola de trapos, brincavam às apanhadas, jogavam ao botão, às escondidas, ao peão, à bilharda e às latinhas, faziam corridas pelas estradas de terra que faziam nas traseiras da escola primária de

Eu queria viver num mundo ...

 Estes  textos  são a prova de que há jovens que querem muito  contribuir para a construção de um Mundo melhor ... Eu queria viver num mundo Eu queria viver num mundo onde a paz fosse o primeiro caminho para a felicidade e respeito por todos. Eu queria viver num mundo em que não houvesse guerras e as pessoas estivessem sempre unidas e orgulhosas pelo mundo grande e rico em amor. Eu queria viver num mundo em que a crise não se instalasse. Eu queria viver num mundo sem roubos onde todos tivessem dinheiro para sustentar os filhos e dar-lhes todas as comodidades. Eu queria viver num mundo em que as pessoas respeitassem as crianças, os idosos, as pessoas de outras raças, de outras crenças. Eu queria viver num mundo em que todos os textos com este tema fossem lidos e nunca esquecidos! Mariana Ribeiro Eu quero viver num mundo … Se eu pudesse escolher, gostava de viver num mundo mais feliz. Onde não houvesse maldade, onde todas as pessoas fossem felizes. Neste mundo que eu sonh

Receita para ser um bom aluno

Ingredientes e quantidades   3Kg de pontualidade 3Kg de assiduidade 10Kg de respeito 7kg de paciência 7 Kg de educação 20 Kg de estudo 10kg de livros 25 kg de regras 20kg de atenção 50kg de bom comportamento 10kg de solidariedade 10kg de amizade   Modo de preparação:        Em primeiro lugar, adicione 3kg de pontualidade com 3kg de assiduidade e misture bem. Junte 10kg de respeito, 7kg de paciência, 7 kg de educação, 20kg de estudo e 10kg de livros e adicione à  outra mistura.      Para esta receita ficar deliciosa, bater à parte 25kg de regras, 20kg de atenção e 50kg de bom comportamento.      Por fim, para dar um toque mágico não esquecer 10kg de solidariedade e 10kg de amizade.      Misturar tudo muito bem, dar uma porção de 100 gr ao aluno todos os dias, e aguarde pelos resultados que irá ter no final de cada período.      No final do ano será um excelente aluno.   Nota: Conservar num lugar fresco.   BOM APETITE Nuno Funico