Era um dia quente na selva e os animais estavam desocupados. Como não tinham que fazer, começaram a embirrar uns com os outros. O leão foi o primeiro, virando-se para a tartaruga: “Odeio-te porque és muito lenta.”Zangada, a tartaruga foi implicar com o elefante: “Odeio-te porque és muito grande.” O elefante, zangado, foi implicar com a formiga, que implicou com a girafa, que implicou com a cobra, que implicou com o hipopótamo, que implicou com… Até todos os animais estarem tão furiosos “que se previa uma grande zaragata”. Mesmo ao leão já tinham dito que o odiavam “por ser barulhento”. Quem salvou a situação foi uma pomba sorridente, que valorizou a principal característica de cada um. Disse ao leão: “Eu gosto de ti porque, às vezes, é bom ser barulhento.” Disse à tartaruga: “Eu gosto de ti porque, às vezes, é bom ser lento.” A todos disse algo semelhante, pacificando-os. O dia manteve-se quente e os animais continuaram sem ter que fazer, mas agora andavam contentes.
No tempo do meu avô era costume, quando se chegava à escola logo pela manhã e antes das aulas começarem, cantar-se o hino nacional e também se rezava. O meu avô disse-me ainda que todos os alunos respeitavam a autoridade e a disciplina do professor, caso contrário eram severamente castigados, levando reguadas e castigos físicos. Os pais, apesar de descontentes, não ficavam contra o professor. Nas aulas, enquanto o professor ensinava a matéria os alunos deviam ficar quietos e calados a ouvir, pois as turmas eram muito grandes e se não houvesse silêncio o professor tinha de repetir várias vezes a matéria. Para o meu avô, a parte da escola que ele mais gostava e de que se lembra com mais saudade eram os recreios, onde ele e os amigos faziam muitos jogos, davam corridas, jogavam futebol com uma bola de trapos, brincavam às apanhadas, jogavam ao botão, às escondidas, ao peão, à bilharda e às latinhas, faziam corridas pelas estradas de terra que faziam nas traseiras da escola primária de
Adorei a história, as pombas significam mesmo a paz, somos todos diferentes, e temos de pensar que quando acham que temos alguma coisa em nós menos boa essa pode-se tornar muito boa!
ResponderEliminar:)Ainda há pessoas quue mantêm a paz no mundo!