A Associação de Defesa do Consumidor Deco, baseada num estudo que pesou 360 crianças e as respectivas mochilas escolares, em 14 escolas públicas e privadas, informa que mais de metade das crianças dos 5º e 6º anos de escolaridade transporta peso a mais nas suas mochilas; um dos casos avaliados refere uma criança de 11 anos com 32 quilos dentro da mochila … o ideal seria que não carregasse mais do que 3,2 quilos….
No tempo do meu avô era costume, quando se chegava à escola logo pela manhã e antes das aulas começarem, cantar-se o hino nacional e também se rezava. O meu avô disse-me ainda que todos os alunos respeitavam a autoridade e a disciplina do professor, caso contrário eram severamente castigados, levando reguadas e castigos físicos. Os pais, apesar de descontentes, não ficavam contra o professor. Nas aulas, enquanto o professor ensinava a matéria os alunos deviam ficar quietos e calados a ouvir, pois as turmas eram muito grandes e se não houvesse silêncio o professor tinha de repetir várias vezes a matéria. Para o meu avô, a parte da escola que ele mais gostava e de que se lembra com mais saudade eram os recreios, onde ele e os amigos faziam muitos jogos, davam corridas, jogavam futebol com uma bola de trapos, brincavam às apanhadas, jogavam ao botão, às escondidas, ao peão, à bilharda e às latinhas, faziam corridas pelas estradas de terra que faziam nas traseiras da escola primária de
O sobrepeso das mochilas é um assunto muito importante, uma criança andar com 32 quilos em vez de 3,2 quilos é grave, muito grave. Mas ás vezes é preciso sobrecarregar as costas para levar o material escolar todo, pois não queremos levar falta, o pior é quando os alunos vão almoçar á escola, que é o nosso caso, temos que levar a mochila para manhã e para a tarde, a nossa sorte são os cacifos.
ResponderEliminarPor isso é muito importante a escolha das mochilas e se o peso for muito maior do que as costas aguentam utilizem uma mochila de rodas, não á problema nenhum se utilizar-mos uma e se os nossos colegas gozarem deixei-nos lá, pois a saude é a coisa mais importante do mundo, sem ela não vivemos!
=)