Aquilino Gomes Ribeiro (1885-1963) nasceu em Carregal de Tabosa, Sernancelhe, e faleceu em Lisboa. Com o objectivo de ser padre, frequentou o colégio jesuíta da Lapa, os seminários de Lamego, Viseu e Beja. Em 1906 abandona o seminário e fixa-se em Lisboa, dedicando-se à defesa da república através de textos conspiratórios. Devido a uma explosão no seu quarto, onde morrem dois carbonários, foge para Paris e só regressa em 1914. Dedica-se então ao ensino e junta-se ao grupo da Seara Nova. Entre 1927 e 1928, sofre algumas perseguições e chega mesmo a ser preso, conseguindo fugir para Paris. Em 1959, é-lhe movido um processo censório pelo seu romance Quando os Lobos Uivam. A sua obra romanesca insere-se numa linha camiliana.
”O Romance da Raposa" conta a história de uma raposa muito astuta e lambisqueira, a Salta-Pocinhas. A raposinha é mandriona e então faz tudo para ter a barriga cheia, engana tudo e todos, desde o Rei Lobo até roubar galinhas aos aldeões.
A professora Olga não deixa de colocar histórias interessantes na nossa galeria!
ResponderEliminarAquilino Ribeiro foi um dos grandes escritores da literatura portuguesa. Para nós, Aquilino Ribeiro está numa lista dos melhores autores portugueses, do qual fazem parte Luís Camões, Fernando Pessoa, entre outros.
ResponderEliminarPor acaso nós já tivemos oportunidade de ler o "O Romance da Raposa", mas só a versão antiga e recomendamos-lo a todas crianças, pré-adolescentes, adolescentes e porque não adultos e "menos jovens". Começa com uma raposa que por necessidade anda á procura de ajuda pelo mundo e ... Agora têm que ler!
=)