"Aprendi, graças a uma amarga experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com uma prática assídua.”
Mahatma Gandhi 1869 - 1948
A comemoração do Dia Escolar da Paz e Não Violência foi sugerida pelo educador espanhol Lorenc Vidal, e aceite pela ONU; é um convite aos agentes educadores (professores, pais, políticos e instituições políticas ... ) para torná-los conscientes de que um dos objetivos fundamentais da educação é despertar nos alunos o espírito de amor universal, não violência e paz, para cooperar no desenvolvimento de sua personalidade e de construção de um mundo mais fraterno, mais pacífico e menos violento.
A data escolhida foi 30 de Janeiro, dia da morte do fundador da nação Indiana, Mahatma Gandhi (1948), um acérrimo defensor e paladino da paz, da não-violência, da justiça, da tolerância entre os povos .
Comentários
Enviar um comentário