A cultura de um Povo é um tesouro inesgotável ….
Era uma vez um povo que vivia perto de um rio , O Rio Pavia, um rio com um grande caudal e que fazia mover as mós dos moinhos, para moerem a farinha que servia de sustento aos moleiros e às suas famílias. Mesmo ao lado, os agricultores fizeram açudes e represaram a água do rio Pavia, deixando os moleiros sem água.
Agricultores e moleiros não se conseguiam entender e as autoridades estavam com dificuldades para ultrapassar este conflito.
Os moleiros desesperados dirigiram-se a São João da Carreira e pediram ao Santo que os ajudasse a ter água, para que os moinhos funcionassem de novo.
Os moinhos pararam e a farinha necessária para fazer o pão começou a faltar ; esta situação era insustentável e, decidem ir rio acima , destruir os açudes e ... a água começou a correr ficando assegurado o sustento deste povo.
Os agricultores reclamaram ao juiz do povo, mas estes responderam que nem frutas nem hortaliças faltavam na praça e que o pão posto à venda era caro e não chegava para consumo; descontentes com esta decisão , recorrem para as autoridades de Lisboa e estas dão razão aos moleiros.
A alegria dos moleiros é imensa e, na noite de 23 para 24 de Junho, vão agradecer ao Santo; vestem os seus melhores fatos, enfeitam burros e cavalos com fitas e levam à frente um grande “Estrondo …
Passados 358 anos, as Cavalhadas de Vildemoinhos relembram esta História e os Trambelos dão vida a uma promessa feita a S. João Baptista, pelos seus antepassados , respeitando a memória viva de um Povo que acredita num Mundo em que os justos são mais fortes e os fortes mais justos …
Mais uma vez sou eu que vou começar a comentar...
ResponderEliminarCostumo ir ver as cavalhadas pois é muito bonito...
Parabéns a quem faz os "carros" para as cavalhadas...
Todos os anos vamos ver as Cavalhadas, adoramos e este ano não foi diferente.
ResponderEliminarOs carros como sempre estavam fantásticos, os ranchos folclóricos estavam animados e as músicas também foram óptimas.
É uma das melhores tradições da nossa linda cidade, espero que dure muitos, muitos e muitos anos!!!
=)
Que eu me lembro nunca faltei as cavalhadas de Vildemoinhos. São muito giras e maravilhosas. Esta tradição já decorre à mais de 300 anos
ResponderEliminarParabéns aos senhores e às senhoras que fizeram os "carros", estavam todos muito bonitos!!! :)
ResponderEliminarTens razão João Vale, os carros estavam mesmo muito bonitos, com aqueles pormenores todos.
ResponderEliminarViva às Cavalhadas
Achamos que a história das Cavalhadas é o que encanta mais esta Tradição!
ResponderEliminar