Avançar para o conteúdo principal

Visita à Quinta das Lágrimas


Pedro Miguel Vaz Silva – 6ºE – Nº 21

Durante meses, a nossa turma trabalhou num blogue sobre o amor de D. Pedro e D. Inês de Castro, para participar num concurso. Escrevemos, desenhámos, representámos e até criámos um vídeo/”Book Trailer” sobre o assunto. E, algum tempo após a nossa Professora de Português ter submetido o blogue, soubemos a grande notícia: tínhamos ficado em 3º lugar na nossa categoria e iríamos à Quinta das Lágrimas, em Coimbra, apresentar o nosso trabalho e receber um prémio. Infelizmente, sabíamos que apenas três alunos poderiam representar a turma, apesar de todos termos trabalhado… e, no dia 18 de Maio de 2010, de manhã, partimos para uma viagem cheia de peripécias.
Por volta das onze horas e trinta minutos, ainda antes do início da nossa viagem, os nossos colegas prepararam-nos uma grande surpresa, com vários cartazes lindíssimos…
…que adorámos. Obrigado a todos pelo vosso apoio e pelo trabalho que tiveram!
Depois de nos despedirmos, entrámos no carro que a Câmara Municipal de Viseu nos proporcionou e, partindo para Coimbra, conhecemos o nosso motorista, o senhor José Carlos, que se mostrou sempre muito simpático e disponível. E, após uma viagem calma, chegámos finalmente ao nosso destino: a Quinta das Lágrimas. Quando entrámos, ficámos maravilhados; deparámo-nos com um ambiente fantástico, digno de ter sido tão importante para a nossa História. E, tal como Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada escreveram em “Uma Aventura na Quinta das Lágrimas”, ainda conseguíamos ouvir os sussuros de D. Pedro e Inês de Castro passeando pelo vento… a Quinta das Lágrimas é realmente um local mágico, indescritível… e, logo após este primeiro momento na Quinta, procurámos a tenda onde iríamos almoçar. Acabámos por a encontrar antes da sua abertura, e esperámos um pouco antes de entrar. Era uma tenda enorme, onde havia vários empregados e nos servíamos num buffet. Tudo era impecável, desde o serviço até às tigelas, pratos e chávenas, que tinham poemas escritos. Durante o almoço, conhecemos colegas muito simpáticos do Ensino Secundário a estudar em Viana do Castelo.
Após o almoço, trocámos de mesa para assistirmos de mais perto ao musical “Os Amores de Pedro e Inês”, interpretado por colegas do 6º ano a estudar em Vizela., que não conseguiram transformar o seu trabalho num blogue, e de que, aliás mais tarde, aproveitámos para ficar amigos. Gostámos tanto que gravámos o musical em vídeo...
E, por fim, depois do musical, dirigimo-nos à Sala Aqua do Hotel Quinta das Lágrimas, onde iríamos apresentar o nosso blogue, através da Galeria Inês de Castro. Antes disso, ocorreu a entrega de prémios. Os nossos amigos de Viana do Castelo, aos quais queremos agradecer imenso, registaram o momento nesta fotografia:
Logo de seguida, após a entrega dos prémios dos outros vencedores, fomos os primeiros a ser chamados a apresentar. Creio que a apresentação correu bem, apesar de estarmos um pouco nervosos. E, desta, vez, é à nossa Professora de Português que agradecemos a fotografia:

Quando as apresentações terminaram, fizemos uma visita guiada à Quinta das Lágrimas, que passámos a conhecer melhor. A nossa Professora quase deu uma queda durante o complicado percurso e eu caí mesmo… mas, hoje em dia, divertimo-nos com esses pequenos incidentes que, no fundo, fazem parte da visita! E, claro, não podíamos deixar de visitar a Fonte das Lágrimas, onde, dizem, Inês de Castro foi morta. E, de, facto, vimos com os nossos olhos o sangue – ou não – de D. Inês.
E, depois de uma fotografia de grupo numa árvore milenar com raízes espectacularmente enormes, regressámos a Viseu, à nossa escola, com muito para contar… e, claro, queremos agradecer à Câmara Municipal de Viseu, ao Dr. Fernando Bexiga, Director da nossa escola e aos responsáveis pelo Plano Nacional de Leitura, por termos vivido tudo isto…

Comentários

  1. Pedro Miguel o texto está fantástico, quase que parece que estive lá...Tens muito jeito para escrever...mas claro nós já sabiamos isso...


    Continua asssim


    Jacqueline

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Pedro!
    Tens um dom eterno para escritor e não só; com certeza vais ser um grande homem no mundo!
    Parabéns e obrigado aos meus colegas do 6ºE, que representaram tão bem a nossa escola! :D

    ResponderEliminar
  3. LINDO, LINDO, LINDO... PARABÉNS A TODOS..

    ResponderEliminar
  4. Viva à prof. Olga e ao Senhor Dr. Pedro Miguel e ao Alentejano

    ResponderEliminar
  5. Obrigado a todos... adorava que todos (as duas turmas) também pudessem ir.

    ResponderEliminar
  6. Pedro Miguel, Pedro Gabriel, Beatriz e Professora Olga só temos que vos agradecer por terem representado tão bem a turma e a escola!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Este projecto foi fantáastico adorei partcipar nele..

    ResponderEliminar
  8. VIVA "NÓS"!
    VIVA O 6ºE
    E VIVA A PROF. OLGA

    Esta turma nunca pára ainda bem que acabou o ano porque assim já não tinhamos mais para subir, paravamos

    ResponderEliminar
  9. Conseguimos criar o melhor blogue do mundo, quer dizer o 3º melhor do país!

    =)*

    ResponderEliminar
  10. tenho tantas saudades da turma...

    boas férias...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Escola no tempo dos nossos Avós

  No tempo do meu avô era costume, quando se chegava à escola logo pela manhã e antes das aulas começarem, cantar-se o hino nacional e também se rezava. O meu avô disse-me ainda que todos os alunos respeitavam a autoridade e a disciplina do professor, caso contrário eram severamente castigados, levando reguadas e castigos físicos. Os pais, apesar de descontentes, não ficavam contra o professor. Nas aulas, enquanto o professor ensinava a matéria os alunos deviam ficar quietos e calados a ouvir, pois as turmas eram muito grandes e se não houvesse silêncio o professor tinha de repetir várias vezes a matéria. Para o meu avô, a parte da escola que ele mais gostava e de que se lembra com mais saudade eram os recreios, onde ele e os amigos faziam muitos jogos, davam corridas, jogavam futebol com uma bola de trapos, brincavam às apanhadas, jogavam ao botão, às escondidas, ao peão, à bilharda e às latinhas, faziam corridas pelas estradas de terra que faziam nas traseiras da escola primária de

Eu queria viver num mundo ...

 Estes  textos  são a prova de que há jovens que querem muito  contribuir para a construção de um Mundo melhor ... Eu queria viver num mundo Eu queria viver num mundo onde a paz fosse o primeiro caminho para a felicidade e respeito por todos. Eu queria viver num mundo em que não houvesse guerras e as pessoas estivessem sempre unidas e orgulhosas pelo mundo grande e rico em amor. Eu queria viver num mundo em que a crise não se instalasse. Eu queria viver num mundo sem roubos onde todos tivessem dinheiro para sustentar os filhos e dar-lhes todas as comodidades. Eu queria viver num mundo em que as pessoas respeitassem as crianças, os idosos, as pessoas de outras raças, de outras crenças. Eu queria viver num mundo em que todos os textos com este tema fossem lidos e nunca esquecidos! Mariana Ribeiro Eu quero viver num mundo … Se eu pudesse escolher, gostava de viver num mundo mais feliz. Onde não houvesse maldade, onde todas as pessoas fossem felizes. Neste mundo que eu sonh

Receita para ser um bom aluno

Ingredientes e quantidades   3Kg de pontualidade 3Kg de assiduidade 10Kg de respeito 7kg de paciência 7 Kg de educação 20 Kg de estudo 10kg de livros 25 kg de regras 20kg de atenção 50kg de bom comportamento 10kg de solidariedade 10kg de amizade   Modo de preparação:        Em primeiro lugar, adicione 3kg de pontualidade com 3kg de assiduidade e misture bem. Junte 10kg de respeito, 7kg de paciência, 7 kg de educação, 20kg de estudo e 10kg de livros e adicione à  outra mistura.      Para esta receita ficar deliciosa, bater à parte 25kg de regras, 20kg de atenção e 50kg de bom comportamento.      Por fim, para dar um toque mágico não esquecer 10kg de solidariedade e 10kg de amizade.      Misturar tudo muito bem, dar uma porção de 100 gr ao aluno todos os dias, e aguarde pelos resultados que irá ter no final de cada período.      No final do ano será um excelente aluno.   Nota: Conservar num lugar fresco.   BOM APETITE Nuno Funico