Avançar para o conteúdo principal

Mistura de Contos Universais

Olá! Certamente já conheces personagens como o Capuchinho Vermelho, a Cinderela, a Branca de Neve e os sete anões, os três porquinhos... a nossa turma escreveu alguns textos em que misturou as personagens destes contos universais. Aqui está um deles; em breve acrescentaremos mais!


Pedro Gabriel Vicente de Almeida - 6ºE - Nº19

De madrugada, os sete anões foram trabalhar para a sua mina, seguindo sempre o mesmo caminho. Porém, quando lá chegaram, não viram os seus instrumentos no lugar. Estranhando, foram à procura do ouro, mas também não o encontraram. Foi quando chegaram ao seu esconderijo secreto e só lá viram os carrinhos de mão, que perceberam que tinham sido assaltados. Foram a correr até casa e contaram tudo à Branca de Neve. Esta, muito preocupada, tentou acalmá-los e preparou-lhes um almoço muito bom, para juntos reflectirem no que haviam de fazer.


Longe daquele sítio, Ali Babá estava, mais uma vez, em cima da árvore a ver os quarenta ladrões a guardarem o tesouro que tinham roubado aos anões, na gruta. Quando saíram vinham todos contentes por terem conseguido roubar mais um tesouro. Ali Babá esperou que eles se afastassem e desceu até à gruta. Exclamou as “palavras-chave” que ele já conhecia e entrou. Viu tanto ouro e tantas moedas!

Levou algum ouro e algumas moedas com ele mas, para que ninguém descobrisse resolveu guardar este pequeno tesouro numa casa que lhe parecia abandonada.

Quando estava a vir embora, percebeu que a casa estava cheia de ratos escondidos nos cantos. Um deles ganhou coragem e perguntou-lhe:

- Tu és o Gato das Botas?

- Eu? Um gato? - respondeu ele admirado.

- É que ontem ouvimos o barulho de umas botas a andar e, quando os meus amigos vieram ver foram apanhados por um gato que estava disfarçado de homem. Mas tu não pareces um gato….

- Claro que não sou um gato! Sou um homem e não vos vou fazer mal, desde que vocês tomem conta do meu tesouro e não digam nada a ninguém.

- Combinado. - diz o Ratinho!

Ali Babá foi embora pensando que o tesouro ia ficar bem guardado. Quando vinha pelo caminho, passaram por ele, muito aflitos, dois Porquinhos que gritavam:

- Socorro! O Lobo destruiu as nossas casas e agora vai apanhar-nos!

Ali Babá ficou com tanta pena dos Porquinhos que resolveu mostrar-lhe a casa abandonada para eles se protegeram.

Os Porquinhos ficaram perto dos Ratinhos e prometeram proteger-se uns aos outros e todos prometeram a Ali Babá proteger o seu tesouro.

Entretanto, o Rei, que estava muito doente, faleceu e deixou a Rainha que tinha duas filhas legítimas e outra que era apenas filha do Rei. A Rainha, como queria tudo para as suas filhas, expulsou do reino a sua enteada chamada Cinderela, que assim ficou sem casa nem família.

Cinderela vagueou triste pelas ruas até encontrar uma casa abandonada onde entrou para passar a noite. Logo lhe apareceram os Porquinhos e os Ratinhos para tentarem expulsar a intrusa. Mas, quando olharam para a Cinderela logo viram que ele não lhes faria mal e que precisava de ajuda. Deixaram-na ficar com eles e contaram-lhe tudo sobre o tesouro.

Quando Ali Babá chegou à casa para levar o tesouro, encontrou a Cinderela que lhe contou a sua história. Ele ficou com tanta pena dela, que resolveu repartir o seu tesouro para ela não ficar na miséria.

Cinderela não aceitou e disse-lhe que o melhor era irem contar aos guardas o que tinha acontecido ao tesouro dos Sete Anões. Assim, foram à gruta, prenderam os ladrões e entregaram o tesouro aos Sete Anões.

Eles ficaram tão felizes que deram uma boa quantia de ouro ao Ali Babá e à Cinderela e todos viveram felizes para sempre.

Comentários

  1. se ninguém comenta comento eu:

    Viva, Viva, Viva ao 6ºE

    ResponderEliminar
  2. era suposto elogiares o meu texto e depois elogiavas a turma

    ResponderEliminar
  3. ahahahahahahah :)
    Parabéns ao texto e parabens ao blog!!

    ResponderEliminar
  4. Eu diria mais: Parabéns ao texto, ao blog, ao Pedro Gabriel, à turma do 6ºE, ao 6ºD, escola... e, claro, à Prof. Olga! Sem ela, nada disto seria possível. Adeus, Amarelinha!... vou ter tantas saudades...

    ResponderEliminar
  5. Também vou ter saudades da professora Olga e de todo é claro

    ResponderEliminar
  6. Está fantástico, sem palavras

    Parabéns a todos!

    ResponderEliminar
  7. belo texto, bela escola, bela turma, bela professora Olga...
    Adeus Amarelinha...

    ResponderEliminar
  8. Demos uma volta à Galeria. Que saudades temos dos textos de toda a turma e dos desafios da professora Olga!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Escola no tempo dos nossos Avós

  No tempo do meu avô era costume, quando se chegava à escola logo pela manhã e antes das aulas começarem, cantar-se o hino nacional e também se rezava. O meu avô disse-me ainda que todos os alunos respeitavam a autoridade e a disciplina do professor, caso contrário eram severamente castigados, levando reguadas e castigos físicos. Os pais, apesar de descontentes, não ficavam contra o professor. Nas aulas, enquanto o professor ensinava a matéria os alunos deviam ficar quietos e calados a ouvir, pois as turmas eram muito grandes e se não houvesse silêncio o professor tinha de repetir várias vezes a matéria. Para o meu avô, a parte da escola que ele mais gostava e de que se lembra com mais saudade eram os recreios, onde ele e os amigos faziam muitos jogos, davam corridas, jogavam futebol com uma bola de trapos, brincavam às apanhadas, jogavam ao botão, às escondidas, ao peão, à bilharda e às latinhas, faziam corridas pelas estradas de terra que faziam nas traseiras da escola primária de

Eu queria viver num mundo ...

 Estes  textos  são a prova de que há jovens que querem muito  contribuir para a construção de um Mundo melhor ... Eu queria viver num mundo Eu queria viver num mundo onde a paz fosse o primeiro caminho para a felicidade e respeito por todos. Eu queria viver num mundo em que não houvesse guerras e as pessoas estivessem sempre unidas e orgulhosas pelo mundo grande e rico em amor. Eu queria viver num mundo em que a crise não se instalasse. Eu queria viver num mundo sem roubos onde todos tivessem dinheiro para sustentar os filhos e dar-lhes todas as comodidades. Eu queria viver num mundo em que as pessoas respeitassem as crianças, os idosos, as pessoas de outras raças, de outras crenças. Eu queria viver num mundo em que todos os textos com este tema fossem lidos e nunca esquecidos! Mariana Ribeiro Eu quero viver num mundo … Se eu pudesse escolher, gostava de viver num mundo mais feliz. Onde não houvesse maldade, onde todas as pessoas fossem felizes. Neste mundo que eu sonh

Receita para ser um bom aluno

Ingredientes e quantidades   3Kg de pontualidade 3Kg de assiduidade 10Kg de respeito 7kg de paciência 7 Kg de educação 20 Kg de estudo 10kg de livros 25 kg de regras 20kg de atenção 50kg de bom comportamento 10kg de solidariedade 10kg de amizade   Modo de preparação:        Em primeiro lugar, adicione 3kg de pontualidade com 3kg de assiduidade e misture bem. Junte 10kg de respeito, 7kg de paciência, 7 kg de educação, 20kg de estudo e 10kg de livros e adicione à  outra mistura.      Para esta receita ficar deliciosa, bater à parte 25kg de regras, 20kg de atenção e 50kg de bom comportamento.      Por fim, para dar um toque mágico não esquecer 10kg de solidariedade e 10kg de amizade.      Misturar tudo muito bem, dar uma porção de 100 gr ao aluno todos os dias, e aguarde pelos resultados que irá ter no final de cada período.      No final do ano será um excelente aluno.   Nota: Conservar num lugar fresco.   BOM APETITE Nuno Funico