Avançar para o conteúdo principal

Isabel Alçada, a nova Ministra da Educação

Recentemente, Isabel Alçada, que talvez conheças por ser uma das autoras da colecção de livros "Uma Aventura", foi nomeada Ministra da Educação. Como é um acontecimento importante tanto para nós, alunos, como para os nossos professores, foi-nos lançado o desafio de escrever um artigo de opinião acerca deste assunto. Aqui estão dois dos trabalhos realizados.



Pedro Miguel Vaz Silva - 6ºE - Nº20


Já conhecia a escritora Isabel Alçada, pelas suas obras; já tinha lido vários livros da colecção “Uma Aventura” (livros escritos juntamente com Ana Maria Magalhães) e alguns textos de sua autoria no 1º ciclo. Mas, numa quinta-feira, dia vinte e dois de Outubro de 2009, cheguei a casa pouco depois da vinte horas. Liguei a televisão para ver as notícias, e as primeiras palavras que ouvi foram acerca do novo governo. Chamei o meu pai e lemos juntos a lista dos novos ministros. Algumas entradas, algumas saídas… enfim, o habitual. Mas quando cheguei à Educação, apercebi-me de que havia uma nova Ministra da Educação, Isabel Alçada. Ao ouvir este nome, pensei logo nos seus livros que já tinha lido, mas também nas manifestações de professores que havia visto pela televisão e nos jornais, exigindo a demissão da antiga Ministra. À primeira vista, o meu pai, que também é professor, apoiou a medida.
Já conheço esta escritora, mas como será no posto de Ministra da Educação? A verdade é que a situação não é fácil, devido às grandes contestações que têm acontecido nos últimos tempos nesta área, e Isabel Alçada é estreante na política. Por outro lado, e pelo menos por enquanto, quando alguém ligado à educação fala na nova Ministra, geralmente não é para criticar. Mas, será que apesar da sua boa reputação, conseguirá esta professora, agora Ministra, negociar com os docentes de forma a chegar a uma conclusão que agrade a ambas as partes, e resolver todos os problemas que ainda hão-de aparecer?


Pedro Tomás Soares Valério - 6ºE - Nº21


Para responder ao desafio da Prof. Olga – “ O que espero de Isabel Alçada como Ministra da Educação”, comecei por pesquisar a biografia da Sra. Ministra e percebi que toda a sua vida tem sido dedicada à Educação.
Isabel Alçada foi professora de vários graus de ensino, participou na reforma do ensino secundário em 1975/1876, foi dirigente sindical e escritora de livros infantis.
De uma pessoa com experiências tão diversas, espero que preste um bom serviço, porque é uma Ministra conhecedora dos assuntos do seu Ministério.
Espero que compreenda os problemas dos professores e que ajude a resolvê-los, porque também foi professora.
Espero que não esteja contra os Sindicatos dos Professores, porque já foi dirigente sindical.
Espero ver os professores e os alunos entusiasmados na escola e não na rua a protestarem contra as decisões da Sra. Ministra.

Comentários

  1. Muito bem!! A Senhora ministra iria gostar muito!!

    bjs Jacqueline

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Jacqueline. E continuação de grande trabalho, à Sra. Ministra e à turma!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Escola no tempo dos nossos Avós

  No tempo do meu avô era costume, quando se chegava à escola logo pela manhã e antes das aulas começarem, cantar-se o hino nacional e também se rezava. O meu avô disse-me ainda que todos os alunos respeitavam a autoridade e a disciplina do professor, caso contrário eram severamente castigados, levando reguadas e castigos físicos. Os pais, apesar de descontentes, não ficavam contra o professor. Nas aulas, enquanto o professor ensinava a matéria os alunos deviam ficar quietos e calados a ouvir, pois as turmas eram muito grandes e se não houvesse silêncio o professor tinha de repetir várias vezes a matéria. Para o meu avô, a parte da escola que ele mais gostava e de que se lembra com mais saudade eram os recreios, onde ele e os amigos faziam muitos jogos, davam corridas, jogavam futebol com uma bola de trapos, brincavam às apanhadas, jogavam ao botão, às escondidas, ao peão, à bilharda e às latinhas, faziam corridas pelas estradas de terra que faziam nas traseiras da escola primária de

Eu queria viver num mundo ...

 Estes  textos  são a prova de que há jovens que querem muito  contribuir para a construção de um Mundo melhor ... Eu queria viver num mundo Eu queria viver num mundo onde a paz fosse o primeiro caminho para a felicidade e respeito por todos. Eu queria viver num mundo em que não houvesse guerras e as pessoas estivessem sempre unidas e orgulhosas pelo mundo grande e rico em amor. Eu queria viver num mundo em que a crise não se instalasse. Eu queria viver num mundo sem roubos onde todos tivessem dinheiro para sustentar os filhos e dar-lhes todas as comodidades. Eu queria viver num mundo em que as pessoas respeitassem as crianças, os idosos, as pessoas de outras raças, de outras crenças. Eu queria viver num mundo em que todos os textos com este tema fossem lidos e nunca esquecidos! Mariana Ribeiro Eu quero viver num mundo … Se eu pudesse escolher, gostava de viver num mundo mais feliz. Onde não houvesse maldade, onde todas as pessoas fossem felizes. Neste mundo que eu sonh

Receita para ser um bom aluno

Ingredientes e quantidades   3Kg de pontualidade 3Kg de assiduidade 10Kg de respeito 7kg de paciência 7 Kg de educação 20 Kg de estudo 10kg de livros 25 kg de regras 20kg de atenção 50kg de bom comportamento 10kg de solidariedade 10kg de amizade   Modo de preparação:        Em primeiro lugar, adicione 3kg de pontualidade com 3kg de assiduidade e misture bem. Junte 10kg de respeito, 7kg de paciência, 7 kg de educação, 20kg de estudo e 10kg de livros e adicione à  outra mistura.      Para esta receita ficar deliciosa, bater à parte 25kg de regras, 20kg de atenção e 50kg de bom comportamento.      Por fim, para dar um toque mágico não esquecer 10kg de solidariedade e 10kg de amizade.      Misturar tudo muito bem, dar uma porção de 100 gr ao aluno todos os dias, e aguarde pelos resultados que irá ter no final de cada período.      No final do ano será um excelente aluno.   Nota: Conservar num lugar fresco.   BOM APETITE Nuno Funico